A Formação em Psiquiatria Consiliar/Ligação (CL)

Raul Guimarães Lopes

Resumo


Desde a sua instituição como associação médica o Grupo Português de Psiquiatria Consiliar/Ligação e Psicossomática (CLP) sempre se preocupou com a formação dos seus membros.

A psiquiatria-cl tem especificidades que a diferenciam da psiquiatria geral. Torna-se óbvio que a relação profissional não é tão só a de médico/doente pois é triangular na psiquiatria consiliar ? médico-assistente/doente/psiquiatra-cl e binária na psiquiatria de ligação ? médico-assistente/psiquiatra focada em dada situação clínica.

Em primeiro lugar e simultaneamente, há que atender à preparação específica e à excelência do desempenho comunicativo, bifronte e eticamente determinado no primeiro caso, esclarecedor e instrutivo no segundo.

Convém, no caso de prescrição medicamentosa, considerar importantes aspectos técnicos relacionados com interacções farmacológicas e indicações psicoterapêuticas breves. Os doentes, geralmente, já estão a ser medicados quando o psiquiatra-cl é chamado. Se é necessário prescrever medicação há que verificar possíveis incompatibilidades enzimáticas e efeitos colaterais indesejáveis.

A proposta de intervenção psicoterapêutica breve, quando possível, é sempre uma hipótese a considerar para evitar estes inconvenientes. Também há que conhecer as técnicas de intervenção em crise e de suporte. Para isso é necessário a devida formação pós-graduada.

Outra acção, geralmente difícil nos hospitais gerais, é a da convocação da família fora das horas de visita pelo que convém conhecer os usos e costumes da instituição através de prévia análise institucional.

Os familiares ajudam-nos não só a clarificar a situação clínica nos seus aspectos psicológicos e anamnésticos gerais como a assegurar a continuidade dos cuidados pós-alta. Também se tornam indispensáveis acções psicoeducativas ? mais eficientes se partilhadas com os familiares e com a participação do médico-assistente.

No diagnóstico são importantes os componentes multiaxiais exarados nos sistemas classificativos da OMS ou da APA. No Eixo IV estar atento aos factores stressores da própria instituição hospitalar.Por exemplo, são frequentes as alterações do ritmo sono/vigília pelas rotinas de enfermagem que, manhã cedo, antes da mudança de turno, fazem acordar os doentes para medir a TA, a temperatura, o pulso, … O humor é afectado com consequências ao longo do dia na adesão aos tratamentos, na agressividade latente ou na exagerada passividade.O psiquiatra-cl tem de se familiarizar não só com os testes psicológicos mas também com as mais modernas técnicas de análise e rastreio imagiológico permitindo indicações valiosas da estrutura biológica e do funcionamento neuropsíquico ajudando o diagnóstico e logo o tratamento.

Além das já citadas há áreas sensíveis do trabalho psiquiátrico cl a requerem atenção específica na preparação como, por exemplo, a oncologia, os cuidados intensivos, os cuidados continuados, a pediatria, a geriatria.

São para reformular os programas e a supervisão dos médicos internos de psiquiatria durante os seus estágios em psiquiatria-cl. Nesses programas constarão Guias de Orientação Clínica apropriadas à sua peculiar situação formativa. A supervisão, individual ou em grupo, tem de incidir concretamente sobre o trabalho de campo e sobre a relação com o doente e com a equipa.

Cada vez mais trabalham junto do psiquiatra-cl psicólogos, como já trabalhavam enfermeiros e assistentes sociais.

A Psicologia Hospitalar e nos Centros de Saúde não tem merecido referências específicas durante o curso escolar destes licenciados. A Psicologia da Saúde situa-se perto das necessidades e problemas que vão encontrar na praxis mas não é suficiente ? quiçá englobante.

Com a experiência que tem vindo a acumular o Grupo Português de Psiquiatria CL está disposto a estabelecer programa ajustado às necessidades multidisciplinares da sua acção com a colaboração dos médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais seus membros.

Por que não a pós-graduação em Psiquiatria Consiliar/Ligação e Psicologia da Saúde?

Apontadores

  • Não há apontadores.