Certificado "Psiquiatria, Psicoterapia, Psicossomática em Serviço Consiliar-Ligação"

Raul Guimarães Lopes

Resumo


A Sociedade Alemã para Psiquiatria e Psicoterapia, Psicossomática e Neurologia instituiu um Certificado[1] especial para os seus membros psiquiatras de aptidão teórica e prática no Serviço Consiliar-Ligação (CL). Por aqui se verifica, em primeiro lugar, a importância do Serviço CL elevando-o a competência dentro da Psiquiatria.

Desde há alguns anos, nos países de língua alemã, aos candidatos à especialidade de Psiquiatria também é requerida formação em Psicoterapia. Assim, o psiquiatra é também psicoterapeuta. Com este Certificado vê-se instituída mais uma competência, a de Psiquiatria Consiliar-Ligação.

Para a obtenção do Certificado há rigorosos requisitos a cumprir:

1- O mínimo de 60 horas de formação teórica em Cursos e Seminários autenticados pela Ordem dos Médicos ou por uma Sociedade Médica especializada[2].

Nessa formação são consignados 29 aspetos gerais (como situações interdisciplinares das intervenções, interações medicamentosas, indicações para as diferentes psicoterapias, trabalho de grupo com doentes e familiares, questões de ética, de direito e económicas da ação CL) e 26 aspetos específicos (focados em doenças e síndromes das diferentes especialidades médicas indo até às atuais "doenças do ambiente"[3]).

2- Um ano de atividade principal em Serviço CL num Hospital Geral[4], Lares de Idosos, Serviços de Reabilitação Médica - em que o serviço Consiliar é essencial[5]. Ou dois anos de atividade CL juntamente com outros trabalhos médicos.

Continua a ser distinguida a atividade consiliar da de ligação. São complementares mas não são sinónimas. A Consiliar (com "s", pois o seu étimo é consilium donde também derivou "consulta", "conselho", "consultadoria[6]") tem como intervenientes o médico-consultor e o paciente. A Ligação tem como intervenientes o médico-consultor e outro médico ou médicos de outras especialidades ou mesmo a reunião de serviço (sem a presença do doente) onde presta esclarecimentos sobre as situações clínico-psiquiátricas encontradas.

3- Relatório da perícia psiquiátrica CL efetuada em 150 pacientes com documentação detalhada do diagnóstico e tratamento. Os pacientes são agrupados

- por nosologia: 20 psicóticos, 20 dependentes de substâncias, 30 depressivos/ansiosos, 30 com problemas somatoformes.

- por ação psicoterapêutica: 30 com intervenção em crise ou em terapia breve.

- por ação específica de ligação à equipa terapêutica: 10 casos.

É necessário também estudo da catamnese em 50 destes pacientes. É a chamada ação de reconsílio.

Os mais antigos membros do Grupo Português de Psiquiatria CL estão lembrados dos requisitos para entrar no Grupo. Deles fazia parte uma formação teórica com ênfase no diagnóstico, e respetiva justificação, a partir dum conjunto de vinhetas de casos clínicos.

Mas este panorama para a obtenção do Certificado é muito mais completo e rigoroso fazendo-nos meditar sobre o longo caminho ainda a percorrer para melhorar a formação dos candidatos à aptidão para o Serviço Consiliar-Ligação em Portugal contando com formação homóloga de Psicólogos Clínicos e Enfermeiros.


[1] Vide https://www.dgppn.de/karriere/zertifizierungen/zertifikat-konsiliardienst.html.

[2] No caso português o Grupo Português de Psiquiatria Consiliar- Ligação e Psicossomática poderá vir a emitir certificação de carga horária de formação teórica pois continua a desenvolver periodicamente a sua atividade em Seminários e Encontros especializados desde 1992. A Revista que edita isso atesta (v. www.psiquiatria-cl.org/Revista ou /Encontros ).

[3] Vide artigo nesta Revista sobre este assunto: "Sintomas Não-Explicados e Doenças do Ambiente".

[4] Em Portugal há estágio em Serviços de Psiquiatria de Ligação de três meses (Portaria nº 241/99 de 6 de Abril) no internato de psiquiatria. O Certificado não é para Internos mas para Psiquiatras (já com o exame da especialidade) que fizeram formação na competência de Psiquiatria CL (nos moldes como também aí se faz a formação, por exemplo, em Psiquiatria Forense).

[5] No caso português também se incluiriam os Centros de Saúde ou as Unidades de Saúde Familiares.

[6] Consultadoria é sinónimo de "consiliar". Não o utilizamos pelas suas conotações à Economia, donde derivou.

 

Nota: Agradecemos à Dr.ª Diana Correia pela colaboração prestada.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.