"Youth Substance Abuse and Co-occuring Disorders" ed por Yifrah Kaminer,M.D., M.B.A. Washington, D.C., American Psychiatric Association Publishing, 2016, 386 pg
Resumo
O relatório europeu sobre o consumo de drogas (1) alerta para o aumento do consumo entre os mais jovens principalmente de canábis – 16,6milhões no último ano, de cocaína – 2,1 milhões no último ano, para o número de mortes por overdose – 82% com a presença de opiáceos, para o reaparecimento de drogas que tinham entrado em declínio, e para o reaparecimento de novos produtos.
Do outro lado do Atlântico têm problemas semelhantes e o presente livro resultante da colaboração de vários autores dá-nos a conhecer os resultados da mais recente investigação e do tratamento da co-morbilidade existente entre doença mental associada ao abuso de substâncias em jovens. Em cada capítulo é também abordada a direcção da investigação futura dado o interesse da matéria, já que são muitas as perguntas sem resposta efectiva: qual a efectiva relação entre doença mental e abuso de drogas? Há doença mental prévia? É esta subclínica? O consumo de substâncias é a causa ou um factor desencadeante da doença mental?
Ao longo de catorze capítulos são abordados temas relevantes como o desenvolvimento dos adolescentes e o abuso de substâncias, a relação entre a saúde mental e o abuso de substâncias. A cada diagnóstico: alteração do comportamento, hiperactividade, perturbações depressivas, perturbação bipolar, comportamento autoagressivos e suicidas, esquizofrenia, e perturbações alimentares, é dedicado um capitulo aonde é abordado o despiste, a avaliação, os critérios de diagnóstico e as intervenções terapêuticas. Os dois últimos capítulos são dedicados ao jogo patológico e ao mau uso da internet em jovens.
O texto é bem organizado incluindo tabelas e figuras que sintetizam de modo claro e rápido as informações chave e flui de um modo organizado e lógico revelando um trabalho editorial apurado dado a multiautoria dos textos.
Recomenda-se a sua leitura para todos os profissionais que atendem adolescentes e jovens em risco de consumo de substâncias nomeadamente os médicos de família, enfermeiros e técnicos dedicados á prevenção do consumo de substâncias e para os que tratam as perturbações mentais daí recorrentes incluindo psicólogos, psiquiatras e mesmo para os que trabalham nas equipas de tratamento dos serviços da DICAD (ex-IDT).
Texto Completo:
PDFReferências
http://www.emcdda.europa.eu/news/2016/5/coming-up-european-drug-report-2016
Apontadores
- Não há apontadores.