5 Anos de Psiquiatria de Ligação no Hospital Vila Franca de Xira
Resumo
Introdução: O Serviço de Psiquiatria do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) entrou em funcionamento em Abril de 2013, prestando desde então apoio aos diversos serviços de internamento do Hospital. O objetivo deste trabalho é uma breve caracterização dos doentes observados por Psiquiatria de Ligação no HVFX ao longo de 5 anos de atividade.
Métodos: Estudo retrospetivo onde se incluíram todos os doentes observados por um psiquiatra nos serviços de internamento do HVFX, excluindo o de Psiquiatria, no período de 4 de Abril de 2013 a 31 de Dezembro de 2017. Foram inseridas numa base de dados informações retiradas dos processos clínicos, relativas a sexo, idade, serviço de internamento, motivo do pedido de observação, duração do internamento antes do pedido, acompanhamento anterior, terapêutica psicofarmacológica prévia e diagnóstico psiquiátrico. Estes dados foram depois analisados estatisticamente.
Resultados: Foram observados no total 750 doentes, 332 do sexo masculino e 418 do sexo feminino. A média de idades foi de 59,2 anos, variando entre os 15 e os 93 anos. A duração média do internamento antes do pedido foi de 8,3 dias. Os serviços que fizeram mais pedidos, em termos absolutos, foram Medicina Interna (400), Cirurgia (100) e Ortopedia (70). Vinte e cinco por cento dos pedidos tiveram como motivo depressão, 19% agitação, 16% ideação suicida e 11% ansiedade. Sessenta por cento dos doentes não tinham acompanhamento prévio. Os principais diagnósticos foram perturbações do humor (26,4%), perturbações mentais orgânicas (22%) e reações agudas ao stress (11,3%).
Discussão e Conclusão: Verificou-se um predomínio de doentes do sexo feminino, da quinta à sétima décadas. A maioria dos pedidos foi feita pelos Serviços de Medicina Interna e Cirurgia. Os principais motivos dos pedidos foram depressão e agitação e os diagnósticos mais comuns perturbações do humor e síndromes confusionais agudos. Os resultados obtidos são congruentes com estudos efetuados noutras unidades de Psiquiatria de Ligação.
Texto Completo:
PDFApontadores
- Não há apontadores.